Plantas Carnívoras

 

Como manter plantas carnivoras

por Cristóvão Cardoso

Perguntas frequentes:
1-Onde colocar as plantas?
Esta é uma pergunta muito relativa, é necessário rever as necessidades da planta, que varia de especie para especie, ha plantas que necessitam de estar no exterior, outras que podem estar em estufas, outras que necessitam de sol directo, outras que nem tanto... Por exemplo uma dionaea deve estar todo o ano num local com muito sol directo, enquanto que as nepenthes gostam de um local iluminado mas sem sol directo.

2-Por que plantas começar?
As mais faceis de manter e nao é por isso que sejam menos belas, sao as dionaeas e as droseras, especialmente as ultimas que não necessitam de um periodo de dormencia (hibernação).

3-Que água usar e como regar?
Agua destilada ou agua da chuva, agua da torneira nao serve pois tem um pH alto e contem metais pesados e cloraminas prejudiciais, e ate mesmo fatais ás plantas.
O melhor método e mais facil para regar será usar um prato por baixo do vaso e mantelo sempre com agua, so no caso das nepenthes é que é necessario regar por cima e borrifar as folhas.

4-Podemos usar uma terra qualquer?
NÃO. Sao plantas muito sensiveis a fertilizantes que nao devem nunca ser admnistrados, e necessitam de substracto acido, o melhor sera uma mistura de turfa com perlite.

5-O que é a dormencia e quais os 'sintomas'?
A dormencia é um tipo de hibernaçao nas plantas, é um periodo desencadeado pela diminuiçao do fotoperiodo e pela reduçao de temperatura e da-se obviamente no Inverno. A planta começa a perder as folhas e o crescimento torna se muito lento.

6-Devo alimentar a minha planta carnivora?
A resposta é nao, se a tiverem no exterior havera sempre um ou outro insecto que tem azar e cai na armadilha, no entanto a principal fonte de alimentaçao é atraves da fotossintese.

7-A minha dionaea tem uma armadilha a apodrecer, porquê?
Cada armadilha ira fechar eventualmente quando caça algum insecto, voltando de seguida a abrir apos digerir, esta armadilha apenas consegue fazer este processo duas ou tres vezes, morrendo depois sendo substituida por uma nova.