Discus (Symphysodon discus)

Habitat

América do Sul, mais propriamente no rio Amazonas no Brasil.

Agua ideal

Temperatura em torno dos 30º,alguns criadores preferem e mantêma a 32º sem problemas
pH por volta dos 6,5 embora aguentem ate 7,5 sem problemas mas nao é de todo o ideal a nao ser para crescimento de alevinos
gH (dureza) < 3 uma vez que preferem aguas moles, excepto no crescimento de crias cuja dureza deve ser bem mais alta
Alimentação

Devido a possuirem um estomago extremamente pequeno, deverão ser alimentados varias vezes por dia em poucas quantidades, apesar de no caso de exemplares com algum tamanho num aquario comunitario estabilizado, duas alimentações diárias serão mais que suficientes.
É necessário variar a alimentação ao máximo com granulados próprios para a especie, de alta qualidade, alimentos FD (liofilizados) e alimento congelado como artemia salina e larvas vermelhas entre outros.

Dimorfismo Sexual

É extremamente dificil diferenciar os sexos, no entanto um olho experiente principalmente se ja hoverem casais formados, poderá conseguir identificar sem problemas.

Comportamento

Apesar de serem peixes grandes (podendo chegar a 20cm), os Discus são sociáveis e pacificos, podendo ser mantidos com cardumes de pequenos peixes como neons ou nariz de bebado, ou outros peixes de tamanho similar. São timidos inicialmente e andarão os primeiros tempos escondidos, no entanto mal se adaptem á agua irão comer e aparecer vorazmente, por esta e outras razoes, deverão ser mantidos em cardumes, ou casais no caso de serem ja adultos.

Criação

Não é propriamente facil uma vez que necessitam de muitas mudas de agua e muito cuidado com os parâmetros e qualidade da água, mas uma vez conseguidos estes factores, a sua reproduçao é algo mágico e a observação dos pais a cuidar das crias é muito compensadora.
O ideal é identificar o casal e separar para um aquario só para eles com 50*50*50, um cone de desova filtragem de esponja para os futuros alevinos nao serem sugados, e aquecimento (decoraçao e substracto sao dispensaveis). Apés desova, o macho irá fertilizar os ovos, e nos proximos 2/3 dias ambos oxigenarão os mesmo com as barbatanas e limparão os fungos que apareçam. Após este processo os alevinos alimentar-se-ão de um muco segregado pelos pais (é importante ir danto artemia recem eclodida tambem), ate terem tamanho para ir para um aquario de crescimento e serem alimentados com rações comerciais.

Outras dicas:

Regra geral, 50litros de água deverão ser fornecidos a cada peixe adulto, no entanto na fase jovem esta regra nao se aplica pois andam mais em cardume e não necessitam de tanto espaço, mas ainda assim nunca devem ser mantidos em aquarios com menos de 100litros.
São animais algo sensiveis, e como tal mudanças de agua regulares sao obrigatorias, tal como controlo dos parâmetros quase diariamente através de testes especificos á qualidade da agua, sendo os mais importantes: pH, kH, gH, NH3/NH4, No2, No3.