Pardais de java

Introdução

Estas fabulosas aves sao originárias das ilhas de Java como indica o seu nome, mais para o interior da Indónesia e algumas zonas da China.

Sociabilidade

São animais que apesar de terem algum porte sao bastante sociais e pacificos, por isso poderão estar em comunidade com muitas especies sem problemas (evitar especies de bico curvo).
Preferem ser mantidos em grupo com algum espaço para voar.

Descrição

 Nao apresentam praticamente nenhum  disformismo sexual, ou seja, diferenças visiveis entre o macho e a fêmea. Os machos têm o bico mais grosso e vermelho do que a femea, mas pode enganar, o ideal é ter um pequeno bando e esperar que se entendam entre eles e ir identificando os casais uma vez que so o macho canta.

Mutações

Ha o padrao/cor normal que passa por um cinzento/azul no corpo e branco na face, mas tambem ha totalmente brancos ,pasteis, malhados, entre outras.

Alojamento

Visto serem aves muito activas preferem viveiros a gaiolas, mas estas ultimas se tiverem alguma dimensao tambem é possivel manter la um casal e assistir aos cuidados com os seus filhos.
Aguentam bastante bem a temperatura em Portugal, e podem estar no exterior quer de verão quer de inverno, evitar vento directo que será fatal na epoca fria.

Dieta

A sua alimentação é feita á base de mistura para exoticos e mistura para piriquitos, no entanto papas de ovos e de mel, verduras, fruta, insectos e muito mais, serão prontamente aceites e essenciais para o sucesso da reproduçao.

Reprodução

No que toca a sua reprodução têm um grau de dificuldade equivalente á dos canários.
Colocam 4 a 6 ovos que sao chocados durante duas semanas aproximadamente. Os pais sao criadores eximios e estarão sempre a alimentar a sua prole, aqui fornecer insectos como tenebrio é muito importante.
O ninho deverá ser tipo de piriquito ou melhor ainda de diamant de gould se houver possobilidades de tal, e deverão ser disponibilizados diversos materiais para o seu forro.
Um casal saudavel pode ter varias ninhadas por ano.